Sandra Kitner
Nasci e cresci na cidade de São Paulo, capital. Desde pequena, fui atraída para uma vida holística: durante toda a minha gestação, minha mãe fazia suas práticas pessoais de alquimia yoga, e, nos meus cinco anos de idade, fui inserida nas práticas de yoga, xamanismo e elementoterapia.
Ao longo da minha infância e adolescência, cresci num cenário dividido entre a cultura judaica, muito religiosa e rígida, e outro em que era cotidiano meditar, ser vegetariana, receber ensinamentos teóricos e práticos de xamanismo, esoterismo, budismo tibetano, teosofia, cabala e outras amplas filosofias e caminhos. Credito essa multiplicidade como sendo uma influência forte e positiva no meu desenvolvimento como buscadora da verdade e dos vários aspectos da natureza humana.
Aos dezenove anos, fui convidada para ser professora de yoga e dança do ventre no Instituto de Elementoterapia. Nessa época, cursava faculdade de Turismo e tinha formação em yoga; completei a faculdade de turismo, trabalhei por anos na área, mas paralelamente, aprofundava-me em todos os ensinamentos e práticas holísticas da elementorerapia, budismo tibetano, xamanismo, teosofia e outras escolas de autoconhecimento onde recebi iniciações. Por um chamado que vinha constantemente do coração, fui em busca dos ensinamentos do Mahatma (grande alma) Swami Sivananda, viajando então para Índia e me formando na sua tradicional escola Divine Life Society que propaga a disseminação do conhecimento espiritual.
Daquele ano em diante, fiz muitas viagens para países asiáticos em busca de me aprofundar e, anos depois, levei grupos de viagens.
O Santo Ganga é uma bênção. Pode-se passar horas em contemplação, sentado em uma pedra ou em um banco de areia ao lado do Ganges. Existem algumas bibliotecas onde podemos obter obras autorizadas sobre yoga e filosofia em diversas línguas como sânscrito, inglês e hindi. Lugares como esses são ideais para nos aprofundarmos nos estudos e práticas espirituais intensas e imperturbáveis, práticas verdadeiras para todos que buscam a Verdade.
Logo depois desse extenso treinamento nas tradições de yoga meditativas e filosóficas, fui convidada pelos meus professores à lecionar em Madri/Espanha.
Fui atraída para uma vida de contemplação desde pequena, mas foi uma escolha muito pessoal segui-la depois de adulta. Nenhuma das formações em yoga ou estudos e trabalhos pessoais e coletivos que mergulhei nas escolas filosóficas-espirituais por onde vivi, foram com a intenção de ganhar currículos, tornar-me professora ou atuar nos trabalhos holísticos e xamãs; sempre foram em busca da verdade de me autoconhecer, de valorizar a chance de ter uma preciosa vida que compartilho num mundo interdependente. Mas, embora amasse a Sadhana (prática espiritual) silenciosa em reclusão, também tinha um desejo ardente de servir ao mundo; essa soma me tornou professora e terapeuta holística.
Percebi que ensinar é aprender a purificar ambos os corações: o meu e dos meus alunos. Ensinar e receber a presença de cada um abre um campo inesgotável para desenvolver todas as nossas qualidades elevadas, como compaixão, empatia, generosidade. Sinto como um trabalho altruísta à nossa humanidade interna e externa. Crescemos quando estamos juntos.
Desde 2016, sou co-fundadora do Maha Sangha Yoga: seus princípios são amplos, universais e abrangentes.
Sandra Kitner
Yoga, Meditação, Chá Filosófico, Xamanismo e Terapias Holísticas